quarta-feira, 28 de julho de 2010

Bom senso

Outro dia estava voltando pra casa e vejo uma cena que é comum: uma senhora tentando varrer uma folhinha da calçada com o jato da mangueira. Isso não deveria ser comum, deveria ser cena de filme de terror. Ok, exagerei... Mas, ao menos que um hipopótamo tivesse confundido a calçada da casa dela com um banheiro, aquilo era totalmente desnecessário.

Não entendo como as donas de casa, que assistem mais televisão do que criança de férias, ainda utilizam esse meio pré-histórico de faxina, como elas não tem consciência do gasto de água? A não ser que elas tenham uma técnica mágica de purificação de águas e não contaram pra ninguém. Fica de olho SABESP!

Paralelo à isso, também não entendo a atitude das pessoas que ficarem jogando qualquer coisa pela janela do carro (Oi, a janela do seu carro não é uma cesta de basquete, muito menos de lixo). Será que dá algum tipo de prazer misterioso poluir as ruas, deixar a cidade (mais) feia, e dependendo do tamanho da coisa descartada, até causar um acidente?

Esse tipo de atitude não pode ser classificado como ignorância, mas sim como burrice. Com a quantidade de informação que existe hoje em dia sobre sustentabilidade e meio ambiente, é praticamente um crime varrer a calçada com a mangueira e jogar lixo pela janela.

Em meados de 2007 eu estava fazendo meu trajeto cursinho-trabalho quando me deparo com um senhor (senhor nada, um velho quase gagá) empurrando um pedaço de papel com a bengala(!) pra valeta da rua, com o único objetivo de tirá-lo da calçada da sua casa. Eu parei, abaixei, peguei o papel, e joguei no lixo mais próximo (nem 5 metros de distânci). Dias depois o mesmo senhor estava com uma pá e uma vassoura. Menos um assassino do planeta, ele merecia uma medalhinha, não?!

Engraçado, as pessoas querem deixar as fachadas de suas casas limpas para demonstrar um status, ou qualquer coisa do tipo, e ao mesmo tempo estão sendo hipócritas e “criminosas” ao poluir e desperdiçar recursos que hoje sabemos que temos que valorizar.

Outra coisa que recebi em um e-mail, que deveria ser humor, foi essa imagem.

Isso não deveria ser engraçado, deveria ser trágico (além de faltar um pedaço da pizza representando o tempo que perdemos cantando no banho, esse gráfico não é confiável ... ts ts ts), imaginem quantos litros de água são desperdiçados enquanto ficamos sonhando debaixo do chuveiro? Fique sonhando numa piscina que você gastará menos água e vai soar menos tapado.

Consciência, cérebro, inteligência... Vamos mostrar que isso não são só palavras que descrevem (?) o ser humano.

Um comentário:

  1. Eu odeio essas porquisses. E tem gente que tira sarro de mim quando pego o cocô do meu cachorro pra jogar no lixo. Outro dia eu estava com um colega feiano e ele jogou um papel de bala no chão do estacionamento da FEI, e eu disse:"Você não tem educação não?" e ele me responde: "Na verdade eu pago o salário do faxineiro que trabalha na FEI pra limpar aqui." Lamentável, isso me enoja.

    ResponderExcluir