quinta-feira, 22 de julho de 2010

Doação de Sangue

Pra que ninguém ouse um dia pensar em dizer que feianos não dão o sangue pela faculdade.

Se você é alguém de fora (leia-se “não feiano”) na FEI em semana de provas, você poderá presenciar várias cenas estranhas, e por que não engraçadas, hilárias! Pessoas amassando folhas, jogando livros na mesa, nerds tendo uma taque epilético por que tiraram 5 (enquanto a média da classe foi algo em torno de meio). Mas o que não falta em final de semestre na FEI são promessas do tipo “Se eu passar eu vou ..”.E eu não fui diferente dos alunos desesperados para passar de semestre, prometi que ia doar sangue. Tudo estaria normal se eu não tivesse fobia de agulhas. (Pelo menos a @danicinhareis prometeu a mesma coisa!)

O fato é que promessa é dívida, e lá fomos pagá-la.

Fomos doar sangue no HC, e cada passo em direção ao ambulatório era uma tortura, a gente fazia piadinhas do tipo “estou me sentindo no filme ‘Encontro com um Vampiro’” mas no fundo nós duas queríamos mais era sair correndo de lá.

Pra quem não sabe, antes de doar sangue você deve realizar um teste de Hepatite, HIV e outras doenças. Aí que começa o martírio, nesse teste você tem que furar o dedo, quem é sadomasoquista ao ponto de não se sentir incomodado com ...

“Já?!”
“Já...”
“Nem senti! Como assim?!”

E um salve para a engenharia que provavelmente inventou aquele aparelhinho de furar o dedo, que não dói NADA! =D

Tirando a parte que vem depois que você entra em uma salinha onde uma mulher fica atrás de um computador perguntando coisas que você nunca sonharia em contar para sua mãe, o lugar é bem bacana. As pessoas são super simpáticas (imagine se fosse o contrário, você indo pra sala de tortura com um bando de mal humorados) e atenciosas. Mas por trás dessa simpatia toda, lá veio ela, a enfermeira, com aquele sorriso na cara pronta pra me torturar, colocou aquele elástico no meu braço, passou algo gelado que eu julgo ser álcool e lá vem ...

“Autch!”
“Pronto, agora é só ficar abrindo e fechando a mão...”
“Nossa, mas nem doeu tanto assim...Ainda estou viva.”

O braço fica meio doloridinho, você não esperaria que seu corpo não reparasse que vocês está perdendo sangue, né? E eu nunca pensei que diria isso, mas é uma dorzinha gostosa.

E você sabia que doando sangue você pode ajudar 3 pessoas ao mesmo tempo?

O sangue é composto por hemácias, plaquetas e plasma. Esses componentes são separados em uma máquina centrifuga e podem salvar 3 vidas diferentes! E no final da “tortura” você ainda ganha um lanchinho, um check up na faixa (são enviados para sua casa os resultados das análises feitas no seu sangue ) e uma medalha de doador (uma plaquinha de metal com seu nome, RG e tipo sanguíneo.

Então, vamos ajudar a salvar vidas, praticar cidadania e vencer nosso medos.

Ps* O Corinthians faz uma campanha que leva em média 600 doadores por evento organizado. Timão eô!!!

Um comentário: