sábado, 31 de julho de 2010

MOTIVAÇÃO

MOTIVAÇÃO


A princípio eu não ia escrever sobre algo assim sério.

Mas sentindo a inspiração brotar do filme que tem passado diante dos meus olhos nos últimos tempos, não consigo falar de outra coisa.
Qual é o combustível que faz seu motor dar partida para subir esses montes que parecem tão hostís?
De onde tiramos coragem para entrar nesses "mares nunca d'antes navegados" (LUÍS DE CAMÕES)?
Talvez no começo nem pensássemos que seria tão difícil. Afinal alguns de nós (é o meu caso) foi enganado por um ensino médio mixuruca que ficava dizendo que você era gênio. Ou alguns outros foram instruídos ouvindo que se tiveram a formação sólida que tiveram, o resto fluiria naturalmente.
Mas agora, da metade para o fim de uma jornada rigorosa: o que te faz seguir em frente? Afinal, até aqui quantas situações que pareciam impossíveis você enfrentou? O suficiente para saber que mais e mais virão, certo? O Suficiente para saber que as próximas devem ser ainda piores.
O que te faz então querer prosseguir com o "sofrimento"? Extrapolando o jeito feiano de ser: O que te faz querer aprofundar-se no inferno? (essa soou pesado rasrasr)

Fiquei pensando sobre isso, somando as pressões do estágio, que não são nada além de um ensaio do que virá no futuro. Ensaio no sentido mais literal possível, você faz de tudo e experimenta o amargo do que dá errado, mas por enquanto não está "valendo".

A resposta que eu dei a mim mesmo é bem simples e até deve parecer com essas de livros de auto-ajuda: Até agora, SUPEREI TUDO!
Quando você pára e olha os amigos ao seu redor, olha com um olhar de sensibilidade, você vê que cada um ao seu modo vai aprendendo e se desenvolvendo como engenheiro, você vê que mesmo os que parecem ter mais dificuldade são extremamente talentosos para muitas coisas e com o tempo, todos vamos aprendendo a canalizar nossos "dons racionais" que escolhemos
Todos vamos superando de algum modo as situações difíceis que enfrentamos, de um modo ou de outro. Então, você não é um gênio frustrado que não consegue superar aquele obstáculo que até aqueles seus amigos conseguiram. Você é aquela pessoa talentosa que assim como aqueles seus amigos, que conseguiram canalisar seus esforços, vai fazer o mesmo e de um jeito só seu para superar.
Pois isso é o que você tem feito até aqui. E não há de onde tirar mais motivação do que das suas próprias superações.

Por tempos eu fiquei me questionando: Pra que isso tudo? Pra que torrar a cuca com algo que não retribuirá nenhum mérito?
Mas aí vamos percebendo que realmente gostamos de ser desafiados. Não é só daquele Jargão fraco "eu adoro desafio" que você pode dizer em uma entrevista de emprego só para convencer alguem.
O fato é que realmente somos movidos por dificuldades. Xingamos os desafiadores (a bola da vez é o professor), amaldiçoamos a situação terrível que parece se formar ao nosso redor, mas a grande verdade é que dentro de nós mesmos sentimos que isso nos move.
Parece que somos como uma mola, que para lançar com toda força algo, precisa ser pressionada cada vez mais. A diferença é que nós realmente não temos limites. Quanto mais aguentarmos mais fortes seremos.

Todo esse rodeio pra compartilhar o seguinte pensamento:
Enquanto eu me motivava com a visão de um jovem sem destino que derepente se viu numa das melhores faculdades do país, eu me saí incrivelmente bem.
Isso foi como a paixão, fascinante no começo, mas o fim é garantido.
Então passei a me motivar com a imagem do grande profissional que eu seria no futuro.
Ilusão achar que o desejo absoluto de terminar a viagem te fará percorrer bem o caminho até lá.
Hoje vi que o que me motiva para subir o próximo degrau, é ver os outros tantos que já subi. O que me motiva a percorrer meu caminho é o caminho que já percorrí.
Ainda temos muito a aprender e isso não vai parar por aqui.

Temos que tirar a motivação de algum lugar. Pelo menos posso compartilhar os modos de pensar que deram errado pra mim.
Precisamos tirar motivação de algum lugar.

Dizem que o amor maternal é capaz de motivar uma mulher a levantar um caminhão para retirar seu filho debaixo.
Nós já experimentamos em alguns momentos a motivação que te faz ficar alguns dias sem dormir para curtir umas festinhas ;).
Então para superar mais um árduo semestre, vamos tirar motivação de tudo o que fizemos até aqui. :D

(atenção às letrinhas miúdas rs)

2 comentários:

  1. Você tirou as palavras da minha boca lelli! Todos os dias eu me pego questionando se tudo que eu passei e ainda vou passar vai surtir algum resultado...e no final das contas eu me respondo: sim! tenho certeza! Superamos tanta coisa que podemos nos considerar vitoriosos por tudo que já conquistamos e iremos conquistar. Nada é em vão e no final tudo sempre dá certo!

    ResponderExcluir
  2. Sim Nane!
    Como o Luquinha sempre diz (palavras do avô dele). Se ainda não deu certo é porque não chegou ao fim. rs
    Ainda que tudo dê em nada (o que é o cúmulo do pessimismo), terá valido a pena. Crescemos muito com cada obstáculo.

    ResponderExcluir